sexta-feira, 26 de junho de 2026

Olhai os cactos

 


Lucas 12:27-31

Olhem os lírios do campo, que não trabalham nem tecem! E, contudo, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu tão bem como eles. 28 E se Deus veste a erva do campo, que hoje é viçosa e amanhã é lançada no fogo, não acham que vos dará também o necessário, almas com tão pouca fé? 




Olhai os lírios do campo sim, mas olhai também os cactos das caatingas, não produzem frutos, não têm folhas e, portanto, não dão sombras! Contudo, sua seiva já matou a sede de muitos sertanejos nordestinos. O simples morador do agreste, por falta de água encanada, sangra o cacto para saciar a sua sede. Seja também como o cacto que, externamente não apresenta a beleza natural de um lírio, mas guarda em seu interior uma enorme riqueza de vida. 

 


Preguiça


 Preguiça

 

Tem gente que tem preguiça de:

Ajudar alguém em situação desfavorável,

Visitar um parente enfermo,

Conversar sobre esportes,

Lavar louças,

Levantar cedo,

Dirigir no centro de Belo Horizonte,

Doar aquilo de que não precisa mais,

Arrumar a casa,

Fazer uma caminhada,

Pesquisar preços antes de comprar,

Prestar um socorro,

Assistir uma mini série inteira na TV,

Descascar uma laranja,

Procurar um emprego,

Arrumar malas para viajar,

Carregar compras do mercado,

Passar roupa,

Rezar,

Comentar atos políticos,

Estudar,

Compartilhar mensagens na Internet,

Cozinhar,

Escrever,

Ler, sobretudo, o que escrevo; mas disto eu também tenho preguiça.

Finalmente, tem gente que tem preguiça de espreguiçar e parece-me ainda, que tem gente que tem preguiça até de ser feliz.

 


Pelo seu modo


Pelo seu modo

 

É...

pelo seu modo de falar;

pelo seu modo de calar;

pelo seu modo de sorrir;

pelo seu modo de ficar sério;

pelo seu modo de vestir;

pelo seu modo de despir;

pelo seu modo de tocar;

pelo seu modo de cantar;

pelo seu modo de sentar-se;

pelo seu modo de levantar-se;

pelo seu modo de olhar;

pelo seu modo de telefonar;

pelo seu modo de ensinar;

pelo seu modo de educar;

pelo seu modo de me encontrar;

pelo seu modo de me despedir;

pelo seu modo de dormir;

pelo seu modo de despertar;

pelo seu modo de pentear;

pelo seu modo de me agradar;

pelo seu modo de pensar;

pelo seu modo de contestar;

pelo seu modo de me provocar;

pelo seu modo de me aturar;

pelo seu modo de me respeitar;

pelo seu modo de se respeitar;

pelo seu modo de se alimentar;

pelo seu modo de degustar (um bom vinho);

pelo seu modo de me abraçar;

pelo seu modo de me beijar;

pelo seu modo de me fazer carinhos;

pelo seu modo de me desejar;

Em resumo,

pelo seu modo de SER e de ESTAR

é que eu gosto tanto de você. 

Paz e Ciência


 

Paz e Ciência

 

 

a paz          passa

a ciência    fica

a paciência pacífica

 

a paz          tranquiliza

a ciência    alegra

a paciência tranquiliza a alegria e alegra a tranquilidade

 

a paz          é um sucesso

a ciência    é um progresso

a paciência é o sucesso do progresso e o progresso do sucesso

 


Os pedintes

 


Os pedintes

 

Em função da incapacidade que temos para solucionarmos problemas em nossa vidacotidiana, muitas vezes somos obrigados a pedir ajuda para alguém; ajuda essa que pode vir na forma de uma oração, de um conselho, de uma orientação ou simplesmente de uma dica. Pedidos esses que podem ser verbais, por escrito, por telefone, por e-mails etc.

Acontece que muita gente:

pede “para ontem”,

pede a desconhecidos,

pede a quem não tem como atender,

pede achando que não vai ser atendida,

pede emprestado e não devolve,

pede cantando,

pede chorando,

pede com vergonha,

pede como esmola,

pede por consolo,

pede e esquece que pediu,

pede que o entenda e o atenda rapidamente,

pede inconscientemente,

pede o livramento de males de qualquer natureza,

pede mais do que precisa,

pede muito e tem gente que pede pouco,

pede na “cara dura”,

pede na hora errada,

pede o impossível,

pede por obrigação,

pede e não a paciência de esperar,

pede para si e para muita gente,

pede para os santos e orixás,

pede para outrem que nem sabe se precisam,

pede paz,

pede pelo amor de Deus,

pede por acaso,

pede por caridade,

pede por piedade,

pede proteção,

pede quando está embriagado,

pede com sabedoria,

pede sem precisar,

pede sem querer,

pede sempre,

pede desconto e

pede sorrindo,

 

Eu também costumo fazer alguns pedidos. Hoje eu vou fazer apenas dois: o primeiro pedido meu é para Deus; que Ele lhe dê muita paz, muita saúde, muito amor e muitas alegrias. 

O segundo é para você; que você acredite sempre em mim quando digo que eu gosto muito de você.

 

 


Mnemônica

 


MNEMÔNICA

 

 

Uma coisa é mesmo certa

e eu sei que sempre existe:

quão mais a saudade aperta,

mais a esperança persiste;

 

As dores que o amor acarreta,

pouca gente que sente, resiste,

quem é forte continua na reta,

quem é fraco logo desiste.

 

Passarinho vendo a porta aberta,

dispensa qualquer alpiste,

liberdade e razão concreta,

eu não sei em que consiste.

 

Sei apenas que minha meta,

é nesta dor dar um despiste,

pois quando ela desperta,

torno-me o sujeito mais triste.

 

Creio ser este um sinal de alerta,

para quem lê, ouve ou assiste,

mas por se tratar de falso poeta,

jamais atingirá seu limite.

 


Mariza


 

MARIZA

 

Amar exatamente como manda o figurino,

é amar exalando ar de bom menino,

é amar exaltando, mas mudo,

é amar exageradamente,

é amar examinando tudo,

é amar exaustivamente,

é amar a brisa 

é amar e zarpar