quarta-feira, 3 de abril de 2019

Direito, Razão, Vontade e Livre Arbítrio



Direito, Razão, Vontade e Livre Arbítrio


Quando não queremos ser afirmativos, taxativos e ou mostrarmos convictos daquilo que pretendemos dizer, geralmente iniciamos um texto ou uma exposição de ideias com as seguintes palavras ou expressões:
- penso que;
- desconfio que;
- imagino que;
- parece-me que;
- presumo que;
- tenho a impressão de que;
- pode ser que;
- é bem provável que;
- acho que;
- suponho que;
- tudo indica que;
- ando cismado que;
- suspeito de que;
- conjecturando sobre;
- não tenho certeza absoluta de que;
- aparentemente;
- talvez;
- às vezes, etc.
            Eu poderia ter escolhido qualquer uma das retro mencionadas para dizer que mal comparando Direito, Razão, Desejo e Livre Arbítrio são como quatro pontas de um lençol com elástico. Depois de colocarmos as duas primeiras pontas no colchão, ao tentarmos terceira e a quarta, a primeira e ou a segunda se desprendem. Às vezes, afixamos três e no momento em que vamos afixar a quarta, uma, outras duas ou até as três se soltam do colchão. Mas, com paciência e com perseverança, a gente acaba conseguindo estender o lençol. E não há coisa melhor que, depois de um dia de trabalho exaustivo, tomarmos um banho frio e, com a consciência tranquila, deitar-se numa cama com um lençol branco bem estendido para descansar.
            Agora, voltando ao tema, por vezes achamos que temos o desejo, o livre arbítrio e a razão para falar ou realizar algo, mas nem sempre esse algo está de acordo com o direito. Outras vezes, achamos que temos o direito, temos o desejo e o livre arbítrio, mas a razão não se coaduna com as demais. Associar duas ou mais palavras destas é como afixar um lençol na cama e daria para escrever/digitar algumas páginas, aqui. Não é o que pretendo fazer. Ademais, não sei nem se eu seria capaz para tanto. Mas, para não ficar sem um desfecho isto que comecei a escrever, devo-lhe dizer que tenho razões para gostar de você, tenho o direito de gostar de você, tenho o livre arbítrio de gostar de você e tenho também o desejo de nunca deixar de gostar de você. Mal comparando, vejo o meu coração é mesmo como um colchão onde, tento estender e entender algumas verdades. Todavia, nem sempre eu consigo.
Era isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário