quarta-feira, 27 de abril de 2016

Falando de mesa




Falando de mesa


Não faz muito tempo que escrevi “falando de cadeira” sem fazer referência alguma à mesa. Injustiça.
Sentei-me, então, à mesa do computador para tentar encontrar algumas expressões que com ela se relacionasse.
Notei que o computador, hoje em dia, está substituindo algumas mesas, como a mesa de sinuca, a mesa de pebolim, a mesa de tênis e a mesa de jogar cartas. Graças ao Bom Deus, a mesa virtual não conseguiu substituir a mesa do almoço. E por falar em almoço, nada como uma mesa farta de frutas, doces, salgadinhos e outras delicias para a gente saborear.
Mesa farta a gente costuma ver mesmo, só em festas. Nessas ocasiões, além das comidas, temos também as bebidas que costumam deixar algumas pessoas embriagadas. Quando o seu efeito se manifesta, elas sobem e dançam em cima da mesa.
E falando, ainda, de coisas deliciosas, existe uma série de livros de receitas cujo o título é “Araxá põe a mesa” que recomendo a compra, a leitura e o uso.
Próximo da cidade de Araxá tem um lugarejo conhecido como “Morro da Mesa”, que tem muito mais de morro que de mesa.
Verdade é que existem vários tipos e modelos de mesa: - mesa grande, mesa pequena, mesa quadrada, mesa retangular, mesa oval e a mesa redonda que pode ser também uma reunião de pessoas entendidas ou abalizadas que discutem ou deliberam, em pé de igualdade, sobre determinado assunto.
Quanto ao material de que são feitas, podemos encontrar mesas de madeira, de vidro, de pedra e de plástico, entre outros. Algumas mesas possuem quatro pernas, outras três e outras apenas uma. Quando uma pessoa é muito chata, dizem que ela dá chulé até em pé de mesa.
As mesas podem ser desmontáveis, dobráveis ou de abrir.
Quanto ao lugar que ocupam, elas podem ser de canto, de centro ou de cabeceira.
Se há um tipo de mesa que eu não gosto é a mesa de passar roupa.
Sobre a mesa de trabalho eu prefiro nem comentar.
Outros tipos de mesa são: as mesas examinadoras, mesas julgadoras, mesa de discussão, mesa de apuração e as mesas das Câmara e Assembleias.
Uma mesa que tem história é aquela onde Jesus fez a sua última e Santa Ceia.
Mesas costumam ser lugares de confraternização como são as mesas de um bar e a mesa de jantar. Esta última foi motivo de inspiração para Sérgio Bittencourt compor a música “Naquela mesa” onde ele, carinhosamente, homenageou seu pai – Jacob do Bandolim. Para sentar-se à mesa de um bar e usufruir de alguns momentos agradáveis, é preciso trabalhar muito ou receber uma boa mesada.
Finalmente, vou pôr as cartas na mesa: - Quando alguém perde um jogo e tenta reverter o resultado, usando recursos, muitas vezes ilegais, diz-se que ela está tentando virar a mesa. Pena que para os casos de amor isto nunca funciona, porque...

P.S.: se você mostrar este texto para alguma pessoa, devo-lhe dizer que vou esconder debaixo da mesa de vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário