terça-feira, 30 de junho de 2015

É a cabeça, irmão



É a cabeça, irmão



Ontem eu conversei com meu amigo Júlio que tinha o apelido de cabeção porque fazia muitos gols de cabeça quando era cabeça-de-área do time do Mamoré Futebol Clube.
Júlio gostava de brincar com os amigos perguntando: - “Você faz conta de cabeça”?
Eu sei qual era o objetivo daquela pergunta, mas deixemos isso pra lá.
Hoje, ele é um homem rico; tem mais de 1000 cabeças de gado, em Araxá - MG.
Eu disse a ele que estava pensando, seriamente, em encabeçar uma lista de nomes de gente interessada em banir da Internet aquelas pessoas que publicam em seus blogs e ou enviam e-mails com tudo que as vêm à cabeça, a começar por este que vos fala.
De cara ele refutou minha ideia. Pensei até que fosse sair comigo na cabeça. Cabeça dura como ele é, outra coisa eu não esperaria de Júlio naquela hora. Mas, eu sei que depois, com a cabeça fria, ele iria concordar comigo e até mesmo assinaria a citada lista.
Eu não esquento a cabeça com o Júlio, mais não. Falei aquilo só para saber a opinião dele sobre o assunto e por continuar acreditando que duas cabeças pensam sempre melhor que uma.
Quanta besteira eu tenho visto (lido e ouvido) na Internet, ultimamente!
Mensagens bonitas e edificantes são mais difíceis de encontrar que cabeça de bacalhau.
Namorados que se desentendem e ficam de cabeça inchada escrevem (digitam) tudo que dá na cabeça.
Notícias sobre políticos brasileiros, então, enchem páginas e mais páginas (ou telas e mais telas?) de bobagens na internet, diariamente.
Tá certo que existem mulheres capazes de fazer alguns homens perderem a cabeça.
Tá certo, também, que certos políticos, “cabeças de bagre”, estão virando o Brasil de cabeça para baixo. Mas daí, a escreverem tanta banalidade; alto lá!
Acho sim, que está passando da hora de os brasileiros estufarem o peito, erguerem a cabeça e de dizerem em alto e bom som: - basta! Políticos que ficam “fazendo a cabeça” das pessoas, visando ganhar votos, precisam desaparecer logo do mapa. Está demorando e muito para que cabeças comecem a rolarem. E a primeira delas terá de ser a do “cabeça” disso tudo, que é a do senhor Lula.
Temos, ainda, muita gente vivendo com a cabeça no mundo da lua. Muita gente com a cabeça feita por políticos inescrupulosos. E há, um outro tanto de cabeçudos que não estão nem aí pra nada.
Mas, voltando ao caput da questão; de barriga de mulher e de cabeça de juiz a gente nunca sabe o que vai sair, não é mesmo? E depois, quem não conhece aquela expressão antiga que diz: - “em cada cabeça uma sentença!”.
Foi por isso que decidi mergulhar (entrar) de cabeça nesta campanha.
Pode ser até que eu não consiga resolver esse quebra-cabeça, mas uma coisa eu garanto: - quando eu colocar a minha cabeça no travesseiro, eu sei que irei dormir em paz comigo mesmo.
Mudando de assunto, não sei bem por que, mas lembrei-me, aqui, agora, de duas músicas antigas que você talvez conheça: “cabecinha no ombro” e um tango de Carlos Gardel: “Por una cabeça”.
Pois é amigo; cabeça foi feita para pensar; cabeça não foi feita só para usar chapéu, mas quando vejo tanta estupidez subindo para as cabeças das pessoas, e elas a escreverem aquele monte de besteiras, de coisas sem nexo, penso que alguém deve chegar mais perto delas e dizer:
- Chega! ponha a sua cabeça no lugar, ou melhor: - use a cabeça e pare de ficar escrevendo essas asneiras, “seu cabeça chata”!
Isto que você está fazendo, pode e vai acabar causando uma tremenda dor de cabeça em muita gente, como na da pessoa que está acabando de ler isto aqui, agora.


Obs.: não aproveita nem o cabeçalho

Um comentário: