sábado, 8 de maio de 2021

Caixas

 

Caixas

  

O assunto, hoje, é caixa. Resolvi abrir a caixa de Pandora e escrever sobre caixa. Quanto à forma as caixas podem ser: - quadradas, retangulares, cilíndricas, cúbicas, etc. Quanto ao material de que são feitas, as caixas podem ser: - de papelão, de madeira, de plástico, de vidro, de isopor, etc. Quanto ao seu uso, as caixas têm diversas utilidades. Quase sempre são usadas para o transporte e ou a guarda de algum produto. No transporte temos as caixas de verduras ou legumes, as caixas de sapatos e as caixas de cerveja. Esta última um pouco melhor. Mas existem caixas que são feitas com outras finalidades. Exemplo: caixa eletrônico de banco. Aliás, por que será que a ou o atendente num banco é chamado de caixa? Quanto às cores são inúmeras as possibilidades de se pintar e ou de se colorir uma caixa, não obstante, quanto se fala de caixa preta, quase sempre associamos essa caixa com aquela onde estão registradas as informações de um piloto de avião que se acidentou. Numa casa podemos encontrar vários tipos de caixa: - na parte hidráulica, temos caixa d’água, caixa de descarga, caixa de gordura, caixa de dejetos ou caixa de esgotos e na parte elétrica temos a caixa de tomadas e caixa do padrão, onde fica o marcador de consumo. Num veículo automotor temos a caixa de relés, a caixa marcha, também, chamada de caixa de câmbio. Esta, nos caminhões antigos foi chamada de caixa seca. Alguns motoristas costumam levar em seus veículos uma caixa de ferramentas para efetuarem reparos numa viagem. Houve um tempo em que todo motorista era obrigado a ter dentro do porta-luvas, que é uma espécie de caixa, uma caixinha de primeiros socorros. Existem, ainda, outros tantos tipos de caixa como a caixa de válvula, a caixa de compressão, a caixa de comandos e a caixa de contenção. Quanto ao tamanho, uma caixa pode ser grande, média ou pequena. Das caixas grandes ou caixão eu prefiro não comentar. As caixas de tamanho médio são conhecidas também como caixetas ou de caixote. Exemplos de caixas pequenas: caixinhas de fósforo e caixinhas de chicletes. Temos as caixas pequenas ou caixinhas que costumam ser, muita vez, mais caras que as caixas médias ou que as caixas grandes. Exemplo: uma caixinha de música vale mais que uma caixa de alface. E por falar em música temos as caixas de som ou caixas acústicas, as caixas amplificadoras e as caixas de ressonância. Ainda falando de caixinha e de música, Juca Chaves tem uma música que ficou famosa: - Caixinha, obrigado. Essa música é uma sátira aos políticos que fazem caixa (arrecadam dinheiro), geralmente, para serem eleitos de maneira não muito honesta. É o famoso caixa dois. Algumas pessoas gostam de fazer suspense presenteando outra pessoa colocando um presente dentro de uma caixa e essa dentro de outra e assim por diante. A pessoa que recebe o presente tem o trabalho de abrir várias caixas para ver o que é. Diferente de uma caixinha de surpresa que as crianças compram para ver logo o que tem dentro. Em duas caixas que não devemos nunca mexer: - a caixa de abelha e a caixa de marimbondo. No nosso corpo temos duas caixas importantes: a caixa craniana e a caixa torácica. Dentro da caixa craniana temos o encéfalo. Já dentro da caixa torácica temos outra caixinha chamada coração que, muita vez, costuma nos incomodar sobremaneira. Meu encéfalo pensa muito em você, já meu coração eu nem preciso nem dizer o que se passa lá dentro. Ontem o meu encéfalo estava pensando: e se eu recebesse um monte de caixas; uma dentro da outra e na última estivesse escrito apenas uma frase, em caixa alta: Eu também gosto muito de você. Talvez, nem ele, nem o meu coração iriam resistir. Sucumbiria, com certeza. Eu bateria a caixoleta (morreria de emoção). Será? Eu sei que deixei de falar de muitas outras caixas aqui, mas minha caixola já não consegue guardar mais muita informação. Depois, também, eu escrevi tudo isto muito rápido. Foi tudo a toque de caixa. Finalmente, queira desculpar-me se fico enchendo sua caixa de e-mail com tanta besteira. Agora, se você mostrar isto para outra pessoa, provavelmente, essa pessoa vai simplesmente exclamar: Vai ser bobo assim lá no caixa-prego!

 

P.S.: Um narrador de futebol da Rádio Itatiaia, Mário Henrique, quando o Clube Atlético Mineiro faz um gol ele grita caixa antes de gritar gol. Eu, como sou torcedor do América, não estou nem aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário